5 de maio de 2012

VAMOS FALAR DE REZA... MAS SEM REPETIÇÕES, POR FAVOR!






REZA: Se estudarmos a origem latina da palavra ''rezar'' vamos descobrir que ela traz um significado de ''recitar'', ''ler em voz alta'', ''repetir'', ''apresentar lendo'', ''dizer de cor''. Isso mostra que tal palavra se aplica perfeitamente às preces prontas, de autoria de terceiros, que aprendemos e repetimos.

''MATEUS 6.7: E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, COMO OS GENTIOS, QUE PENSAM QUE, POR MUITO FALAREM, SERÃO OUVIDOS.''

A reza é constituida de palavras decoradas que devem ser repetidas várias vezes. A repetição de palavras é chamada por Jesus de vã, ou seja, de nenhuma utilidade, sem efeito algum.
Antes de ensinar a oração do Pai Nosso aos discípulos, o Senhor Jesus Cristo advertiu aos apóstolos para que NÃO A REPETISSEM.


''MATEUS 6.5-8: E, QUANDO ORARES, NÃO SEJAS COMO OS HIPÓCRITAS, POIS SE COMPRAZEM EM ORAR EM PÉ NAS SINAGOGAS E ÀS ESQUINAS DAS RUAS, PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE JÁ RECEBERAM O SEU GALARDÃO.
MAS TU, QUANDO ORARES, ENTRA NO TEU APOSENTO E, FECHANDO A PORTA, ORA A TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO; E TEU PAI, QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO, TE RECOMPENSARÁ.
E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, COMO OS GENTIOS, QUE PENSAM QUE, POR MUITO FALAREM, SERÃO OUVIDOS.
NÃO VOS ASSEMELHEIS, POIS, A ELES, PORQUE VOSSO PAI SABE O QUE VOS É NECESSÁRIO ANTES DE VÓS LHO PEDIRES.''


A oração do Pai Nosso foi dada como modelo, a fim de sabermos como devemos conversar com Deus.
LUCAS 23.39-43 narra a passagem do ladrão, chamado pela igreja Católica de Dimas, mas sem base Bíblica, que morreu ao lado de Crísto na Cruz. Notemos que, antes de morrer, o ladrão não reza, não recebe extrema-unção... nada disso! Ele conversa, pede, suplica... mas não se repete! Na verdade, na Bíblia, não há menção alguma a rituais católicos ou de qualquer outra religião para os servos de Deus que morreram.

A resposta de Jesus ao ladrão, registrada no versículo 43, nos mostra que não houve repetição do Pai Nosso ou mesmo uso de palavras rebruscadasp nada disso! Sua resposta foi imediata:
''E DISSE-LHE JESUS: EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE ENTRARÁS COMIGO NO PARAÍSO.''

Não quero atiçar rivalidades entre evangélicos e católicos! Estou apenas mostrando, com base Bíblica, o motivo pelo qual nós não rezamos!
Explicações feitas... ósculos santos a todos!