17 de setembro de 2011

NOSSO MANÁ

"MANÁ: s. m. Alimento milagroso que Deus mandou aos israelitas (Êx 16.35). Tipo de Cristo, o Pão da vida, o Pão do céu."
Êxodo 16 narra uma passagem muito edificante da Bíblia, pois é aqui que Deus manda o maná para o seu povo. Povo esse que reclamava de fome a Moisés.

A primeira lição que tiramos daqui é que, independente da situação, Deus é nosso recurso suficiente.

Mas o que eu quero expor aqui não é o maná como alimento para o corpo, mas sim para o espírito... Sim, o maná como a Palavra de Deus.

Assim como os israelitas dependiam do alimento, esperando-o diariamente, nós tambem dependemos da Palavra de Deus, nosso maná, para alimentar nossa alma.

Os israelitas era diligentes, prontos, perseverantes, gratos e compreensivos... Coisas que nós devemos ser para com a Palavra de Deus, vou explicar:

  • DILIGÊNCIA: Devemos ser esforçados ao ler as Escrituras;
  • PRONTIDÃO: Estar pronto sempre que for necessário usar a Bíblia;
  • PERSEVERANÇA: Nunca deixar de estudar a Palavra de Deus diariamente;
  • GRATIDÃO: Devemos ser sempre gratos pela oportunidade que temos de poder ler e meditar nas Escrituras;
  • COMPREENSÃO: Da bondade, verdades e amor de Deus nas Palavras contidas na Bíblia.
O maná, como Palavra de Deus, é algo que a princípio podemos estranhar e que a carne pode não querer. Mas quanto mais nos alimentamos de Cristo, mais satisfação achamos nele.

Com o maná que era colhido, aprendemos algumas coisas sobre como aproveitar melhor a Palavra de Deus:

  • COLHER CEDO: O alimento espritual deve ser a nossa primeira preocupação a cada manhã;
  • COLHER PARA O PRÓPRIO SUSTENTO: É necessário termos nosso momento com Deus, para meditar sobre Suas Palavras;
  • COLHER PARA A FAMÍLIA: Para o culto doméstico, coisa rara hoje em dia;
  • ERA PRECISO COMER TODO O COLHIDO: É necessário que a Palavra não fique apenas na mente mas que se torne modo de vida. O pão do Céu, guardado mas não comido, "criou bichos e cheirava mal" (Êx 16.20).
  • NÃO COLHER NO SÁBADO: Aqui o sábado não deve ser levado ao pé da letra, ele é o dia em que você é livre! Não para receber, mas sim para dar aquilo que você colheu, no nosso caso leu da Palavra, como no culto de Domingo por exemplo.

Em João 6.30-51 encontramos o simbolismo entre o maná e Cristo, como mostram os versículos 32 e 33:

"Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que Moisés não vos deu o pão do céu, mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo."

Mas este aspecto do maná fica para outro post! Ósculos Santos à todos! 

Um comentário:

  1. Aleluia palavra Otima e por ela tive o entendimento e despertamento para ler + e estudar +,a Palavra de Deus na verdade o EspiritoSanto ja Vinha me Cobrando isso eu Vou por em pratica! Rsrsrs
    Deus te abençõe Fernando kiss e fica Na Paz xDAleluia palavra Otima e por ela tive o entendimento e despertamento para ler + e estudar +,a Palavra de Deus na verdade o EspiritoSanto ja Vinha me Cobrando isso eu Vou por em pratica! Rsrsrs
    Deus te abençõe Fernando kiss e fica Na Paz xD

    ResponderExcluir